O soldado João

 No passado dia 13 de março, a turma do 6ºC da Escola de Santa Iria teve uma aula de Português na Biblioteca e com uma atividade fora do habitual. A atividade teve por base a leitura expressiva da obra “O soldado João”, da autora Luísa Ducla Soares.

A leitura em voz alta foi realizada pela professora de Português, Ivone   Ramos, e teve o acompanhamento de alguns momentos de dramatização protagonizados pelos elementos da equipa da Biblioteca, destacando-se o “papel principal” do soldado João, que ficou a cargo da professora Cristina Estêvão.

A atividade, para além de divertida, propiciou alguns momentos de reflexão, pois a história trata de um soldado que, na pacatez e tranquilidade da sua vida, apenas queria continuar a tratar das suas flores e da sua horta, mas foi recrutado para uma guerra que, para ele, não fazia sentido. De tal forma que cumprimentava cordialmente as tropas inimigas e servia-lhes café quentinho e aromático ao pequeno-almoço! …

A reportagem fotográfica do evento ficou a cargo da professora Margarida Rente, a quem deixamos o nosso agradecimento.











CONCURSO DE LEITURA | Resultados FASE DE ESCOLA

 

No passado dia 29 de fevereiro realizou-se a Fase de Escola do Concurso Concelhio de Leitura, tendo concorrido alunos do Ensino Básico, desde o 1ºCiclo ao 3ºCiclo, e alunos do Ensino Secundário.

De entre os participantes nesta fase do concurso, os cinco alunos de cada ciclo de ensino que obtiveram as melhores classificações ficaram apurados para a Fase Municipal do concurso, que se realizará no dia 14 de maio.

Os resultados da Fase de Escola já são conhecidos e nas Bibliotecas do Agrupamento já se encontram publicadas as listas de alunos apurados para a “grande final”, da Fase Municipal.

Todos os alunos receberam um certificado de participação e estão de parabéns!

Os alunos apurados para a Fase Municipal já podem começar a ler as obras indicadas para o concurso do dia 14 de maio.

CAPUCHINHOS...

O Capuchinho Vermelho, que foi ficando cinzento, e ainda outros capuchinhos menos conhecidos foram o mote para a atividade de leitura e exploração da obra “O Capuchinho Cinzento”, da autora Matilde Rosa Araújo.

A atividade realizou-se no dia 28 de fevereiro e destinou-se a alunos do 3ºano e do 4ºano. Os alunos realizaram leituras em voz alta e exploraram a linguagem simbólica da obra, assim como as ilustrações que acompanham o respetivo texto, numa discussão de ideias e argumentação de opiniões e de valores, com a mediação da professora Mafalda Vaz, que dinamizou a atividade.

Para além da atividade ter sido bastante pedagógica, foi também muito divertida, especialmente pelos momentos de dramatização que foram acontecendo ao longo da atividade.

O evento contou com as preciosas colaborações da nossa auxiliar de biblioteca, D. Otília Mendes e da professora Cristina Estêvão, que assegurou a reportagem vídeo e fotográfica do evento. A quem deixamos, mais uma vez, o nosso agradecimento!


















1 de março | Dia da Cidade Templária

 No dia 1 de março, a cidade de Tomar celebra o seu feriado municipal. Este dia é marcado por eventos e homenagens que destacam a rica história e o património desta encantadora urbe.

A origem remonta a 1160, quando D. Gualdim Pais, o mestre da Ordem dos Templários, lançou os alicerces do castelo dos Templários que viria a ser o embrião da cidade que conhecemos hoje.

Tomar, com sua aura histórica e beleza arquitetónica, celebra este dia com orgulho e gratidão.

A Biblioteca da EBI Santa Iria assinalou a data com uma exposição e mostra documental com o objetivo de divulgar a história da cidade, merecendo a visita de vários elementos da comunidade escolar.





Autora de março | Alice Vieira

Alice Vieira é a autora em destaque durante o mês de março na Biblioteca da Santa Iria, onde é possível visitar a exposição e mostra documental com algumas sugestões de leitura de obras da autora.





Alice Vieira, nasceu em Lisboa em 20 de março de 1943. É escritora e jornalista profissional, tendo-se destacado na literatura infantojuvenil e contribuído significativamente para o jornalismo em Portugal.

Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde cedo, dedicou-se ao jornalismo, trabalhando em publicações como o “Diário de Lisboa”, “Diário Popular”, e “Diário de Notícias”. Ela também colaborou com a revista “Activa” e com “Jornal de Notícias”.

Participou em programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infantojuvenil, tendo as suas obras sido traduzidas para várias línguas. Recebeu vários prémios de reconhecimento e criou obras notáveis.

Alice Vieira é uma figura literária influente, cujo talento e dedicação enriqueceram a cultura e a literatura portuguesas.

Mais informação em https://ensina.rtp.pt/artigo/alice-vieira/


Semana do amor e da amizade

 A Biblioteca Escolar da EBI Santa Iria associou-se à comemoração do amor e da amizade e dedicou a semana de 5 a 9 de fevereiro aos afetos, com especial destaque para o dia de S. Valentim.

As diversas atividades desenvolvidas tiveram como principais objetivos sensibilizar para o valor da Amizade e para os vários tipos de Amor, e incluíram: a Árvore do Amor e da Amizade; o Correio do Cupido; o Mural de S. Valentim e uma Exposição e Mostra Documental. 






       Esta Semana, dedicada à Amizade e ao Amor culminou com a entrega do “Correio do Cupido” nas diferentes turmas da escola. Atividade esta que teve muito sucesso, atendendo ao agrado manifestado pelos alunos e ao elevado número de participantes.

          O elevado volume de cartas/mensagens do Correio do Cupido “obrigou” à requisição de pessoal extra para esta função, tendo a mesma sido exemplarmente desempenhada pela professora Cristina Estêvão e pela nossa auxiliar de biblioteca, D. Otília Mendes, a quem deixamos os nossos agradecimentos!







Monstruário

  No âmbito da Semana da Leitura, que decorreu em março, tivemos na Biblioteca da Escola de Santa Iria a atividade “Hora do Conto”, dinamiza...