Volta ao Mundo no Natal

 A BE em articulação com a REEI (Rede de Escolas para a Educação Intercultural) e os professores de Português Língua Não Materna levou a cabo uma exposição com mostra documental intitulada “Volta ao Mundo no Natal”.

Os alunos de várias proveniências elaboraram trabalhos sobre as tradições natalícias do seu país a fim de as dar a conhecer à comunidade escolar.

Esta foi uma forma de contribuir para a inclusão de alunos de diferentes culturas.






Conto de Natal na BE Santa Iria

 


As turmas do 1.º ciclo da EBI Santa Iria participaram na atividade “Conto de Natal”. A partir da obra “A Estrelinha Pálida” de Pedro Seromenho, os alunos assistiram à leitura encenada da história onde as marionetas marcaram presença como personagens principais. Depois do conto seguiu-se um momento criativo com os alunos a imaginarem e criarem as suas próprias estrelinhas.

Um momento delicioso!



 

MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar | Atividades na BE Santa Iria


Outubro foi o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo.

LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS foi o mote para este ano 2022 e, nesse sentido, a BE da EBI Santa Iria propôs a leitura dialogada do conto «O coelhinho branco que queria viver em paz», de Johanne Jalifour e Sébastien Guy. Professores e Assistentes Operacionais foram convidados a fazer a leitura do texto aos alunos do 1.º ciclo e a partir daí foi possível refletir, dialogar e elencar conclusões em especial na forma como devemos resolver e contornar os problemas sem recurso à violência.

Também para os alunos do 2.º ciclo, a partir da visualização de vídeos, canções e da leitura dramatizada do texto “O Soldado João” de Luísa Ducla Soares, se fez o debate e exploração do tema da Paz. Esta atividade contou ainda com o Mural da Paz onde jovens de turmas do 5.º ano registaram as suas mensagens.

Tal como afirmou Eleanor Roosevelt

Não basta falar de paz. É preciso acreditar nela e não é suficiente acreditar nela. É preciso trabalhar para consegui-la.

 


Sophia, Sempre! | BE EBI Santa Iria


Na Biblioteca Escolar da EBI Santa Iria comemorou-se o nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, um dos nomes maiores da poesia portuguesa do século XX. Naquele espaço esteve patente uma mostra documental com alguns exemplares de livros seus e uma exposição com informações sobre a vida e obra da escritora.





BE EBI Santa Iria assinala centenário de Agustina Bessa-Luís

 Agustina Bessa-Luís (Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa) nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando com mais de meia centena de obras consideradas de valor ímpar na língua e cultura portuguesas. É em 1954, com o romance A Sibila, que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.

Representou as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizou conferências em universidades um pouco por todo o mundo tendo sido distinguida com vários prémios, de salientar o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português, devido ao seu estilo absolutamente único, paradoxal e enigmático. Foi autora de peças de teatro e guiões para televisão e vários dos seus romances foram adaptados ao cinema.

As celebrações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís iniciaram-se no dia 15 de outubro em Amarante e no Porto e prolongar-se-ão até 15 de outubro de 2023 com um conjunto de iniciativas para valorizar e promover o legado artístico e cultural da escritora nortenha, bem como os seus vínculos territoriais.

A Biblioteca da EBI Santa Iria também assinalou esta efeméride com uma mostra documental.

Mais informações AQUI



Dia Nacional da Cultura Científica na BE EBI Santa Iria

 


O Dia Nacional da Cultura Científica comemora-se a 24 de novembro, data do nascimento de Rómulo de Carvalho.

A Biblioteca Escolar da EBI Santa Iria assinalou a data com uma mostra documental que reuniu, não só livros mas também material de laboratório, cruzando assim o mundo da Ciência com o da Poesia.

 

Mais informação AQUI

BE EBI Santa Iria assinalou o Dia de Santa Iria


Em homenagem à padroeira de Tomar, a Biblioteca da escola promoveu uma mostra documental sobre a Santa Iria a fim de sensibilizar a comunidade para esta efeméride e divulgar o acervo existente na biblioteca sobre a temática.

Também as turmas do 1.º ciclo assinalaram esta data desenvolvendo algumas atividades sobre a Santa Iria: lenda, desenho livre, banda desenhada, lançamento de pétalas ao rio e outras no âmbito da expressão plástica. A turma SI 4 ainda participou no concurso promovido pela Câmara Municipal (trabalho esse que está exposto numa rua de Tomar) e foram ainda entrevistados pela Rádio Templários. Os trabalhos realizados revelam muita criatividade, expressividade, e podem ser observados nos murais e nas salas do 1.º ciclo.

Mantendo a tradição mercantil, em outubro realiza-se em Tomar a Feira de Santa Iria, que integra a Feira das Passas, assim como atividades religiosas, gastronómicas e de diversão.

Para conheceres a Lenda de Santa Iria clica aqui








Monstruário

  No âmbito da Semana da Leitura, que decorreu em março, tivemos na Biblioteca da Escola de Santa Iria a atividade “Hora do Conto”, dinamiza...