BE EBI Santa Iria assinala centenário de Agustina Bessa-Luís

 Agustina Bessa-Luís (Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa) nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando com mais de meia centena de obras consideradas de valor ímpar na língua e cultura portuguesas. É em 1954, com o romance A Sibila, que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.

Representou as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizou conferências em universidades um pouco por todo o mundo tendo sido distinguida com vários prémios, de salientar o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português, devido ao seu estilo absolutamente único, paradoxal e enigmático. Foi autora de peças de teatro e guiões para televisão e vários dos seus romances foram adaptados ao cinema.

As celebrações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís iniciaram-se no dia 15 de outubro em Amarante e no Porto e prolongar-se-ão até 15 de outubro de 2023 com um conjunto de iniciativas para valorizar e promover o legado artístico e cultural da escritora nortenha, bem como os seus vínculos territoriais.

A Biblioteca da EBI Santa Iria também assinalou esta efeméride com uma mostra documental.

Mais informações AQUI



Monstruário

  No âmbito da Semana da Leitura, que decorreu em março, tivemos na Biblioteca da Escola de Santa Iria a atividade “Hora do Conto”, dinamiza...