Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação. A Biblioteca da Santa Iria assinalou este dia com uma mostra documental articulada com exposição de alguns alimentos de origem vegetal, bastante utilizados na alimentação mediterrânica.

A alimentação mediterrânica baseia-se em receitas simples, como sopas, cozidos e caldeiradas e privilegia os produtos de origem vegetal e pouco processados, produzidos  localmente e da época.

Os produtos hortícolas, os frutos frescos e secos, as leguminosas, o pão de qualidade e os cereais pouco refinados, tal como o peixe, estão muito presentes na alimentação mediterrânica.

Para além disto, a água é a principal bebida e devemos bebê-la durante várias vezes ao longo do dia, tal como sublinhou o Presidente Hugo Cristóvão aquando da sua visita, no dia 15 de outubro, à nossa Biblioteca.

O azeite, presente na nossa pequena exposição,  é a principal gordura utilizada na dieta mediterrânica, sendo também  privilegiados os temperos com ervas aromáticas, em detrimento do sal.






Uma visita especial

Ao longo do mês de outubro têm sido dinamizadas diversas sessões de formação para utilizadores da Biblioteca Escolar, sublinhando-se algumas regras de utilização do espaço e dos recursos existentes.

A sessão que decorreu no dia 15 de outubro foi muito especial pois recebemos a visita do Presidente da Câmara Municipal de Tomar, entre outros ilustres visitantes, que se deslocaram à nossa Escola com o propósito muito atual e pertinente de alertar para a necessidade de se reutilizarem as garrafas, para a água ou para outros líquidos, ao invés de se utilizarem garrafas descartáveis de plástico.

O Presidente Hugo Cristóvão sublinhou a importância da água, não só na nossa alimentação, mas também para a preservação dos ecossistemas e de todas as formas de vida.

Num gesto simbólico, foi oferecida uma garrafa reutilizável aos alunos do 1ºCiclo que se encontravam na Biblioteca, sendo que futuramente todos os alunos do concelho de Tomar receberão uma destas garrafas reutilizáveis.

Agradecemos à ilustre comitiva que visitou a nossa Biblioteca e tornou a nossa atividade de formação de utilizadores mais rica e abrangente. Afinal não são só os livros que se devem reutilizar!







Educação literária: O elefante cor-de-rosa

No passado dia três de outubro, a professora Ana Oliveira, integrada na Equipa das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, dinamizou uma atividade de leitura e conto de histórias, para as turmas do 2ºano de escolaridade da Escola de Santa Iria, que se deslocaram à Biblioteca, acompanhadas pelas respetivas professoras.

A atividade baseou-se na obra “O elefante cor-de-rosa”, de Luísa Dacosta, que é uma das obras indicadas para a Educação Literária no 2ºano de escolaridade.

Após a atividade na Biblioteca, os alunos retomaram às suas salas de aula, onde realizaram trabalhos de expressão plástica sobre o elefante cor-de-rosa.






Dia Mundial da Música

No passado dia 1 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Música e na Biblioteca da Escola de Santa Iria assinalámos esta data com diversas iniciativas.

Foi realizada uma mostra documental e exposição de instrumentos musicais, com especial destaque para o instrumental orff e para o pedagogo Carl Orff, responsável por esta tipologia de instrumentos destinados à prática e ensino da música nas escolas.

No espaço da exposição as professoras Luísa Lains e Cristina Estêvão promoveram o ensino e aprendizagem da música, para alunos do 2ºCiclo, num formato de aula um pouco diferente do habitual, assim como a leitura de textos alusivos ao tema, nomeadamente sobre a vida e obra de Carl Orff.





CINEMA em destaque

  Durante o mês de novembro, o cinema esteve em destaque na Biblioteca da Escola de Santa Iria, através da realização de diversas iniciativa...